Exercitando o Cérebro / Teste da bailarina
Vocês já devem ter visto isso em algum lugar, ou mesmo já ter feito o teste.
E o que isso tem à ver com Visagismo?
Bom, o teste serve para descobrir se a pessoa é mais racional, mais emotiva ou criativa. Uma ferramenta que auxilia ao Visagista á conhecer melhor seus clientes.
O teste consiste em olhar para uma bailarina girando. Mas a pergunta é: Para qual lado gira a bailarina? observe e tenha a resposta logo a baixo.
Se você vê, por mais tempo, a bailarina girar em sentido horário significa que você trabalha mais o lado direito do cérebro. Este hemisfério é responsável pela emoção e criatividade.
O hemisfério esquerdo guarda a nossa parte racional, enquanto o direito é responsável pela nossa emoção e imaginação criativa. Através de técnicas variadas podemos estimular o lado direito do cérebro e buscar a integração entre os dois hemisférios, equilibrando o uso de nossas potencialidades. Uma dessas técnicas consiste em fazer determinados desenhos, de forma não convencional, de modo que o hemisfério esquerdo ache a tarefa enfadonha e desista de exercer o controle total, entregando o cargo ao hemisfério direito que se delicia com o exercício.
Se você não conseguir vê-la girando no sentido horário, relaxe, pense numa situação bem agradável e tente ver novamente. Feche os olhos por alguns instantes, abra-os e tente enxergar a bailarina girando no sentido oposto. Consegue? Se não conseguir, vá dar uma volta, leia outras coisas, depois volte aqui no Blog e veja a bailarina de novo. Constatar que ela pode subitamente girar para o lado oposto é uma surpresa e tanto!Agora, se for o contrário, não consegue vê-la girando no sentido anti-horário concentre-se firmemente como se tivesse um compromisso a cumprir.
Muitos não acreditam que são enganados pelos próprios olhos e sugerem que possa existir algum truque na imagem. A surpresa, claro, é oferecida pelo seu cérebro: esta imagem é uma série de 34 quadros que não mudam de ordem.
O cérebro enxerga movimento onde não há a partir da interpolação entre imagens sucessivas. Assim funcionam o cinema, os desenhos animados e aqueles filminhos que aprendemos a desenhar quando crianças na margem dos cadernos. E assim as 34 imagens da dançarina são interpretadas como cenas sucessivas de uma moça que gira sobre uma perna só. Abaixo você vê a seqüência (os frames) da gif animada.
Coisa estranha, mas ela pode girar para os dois lados... Muito louco. Meu cérebro me engana direitinho
ResponderExcluir