domingo, 22 de julho de 2012

COMO O FORMOL AGE NOS CABELOS


O formol, teoricamente, não quebra as pontes dissulfeto e não há amolecimento da fibra como no alisamento convencional. Se houvesse, os cabelos não retornariam à ondulação natural em alguns dias após a aplicação, já que a quebra das ligações dissulfídicas (como nos alisantes) são irreversíveis. É justamente por este motivo que se acreditava que o formol não tinha incompatibilidades químicas.

O que acontece é um enrijecimento da queratina e uma paralisação das ligações cistínicas, do tipo alfa α, num formato esticado. Ocorre mais uma reação mecânica que uma reação química propriamente dita. O formol retira água e gordura (lipídeos), agindo como um fixador. Ele tem a capacidade de manter peças de cadáveres intactas, a partir deste raciocínio podemos perceber como age o formol na fibra capilar: após os cabelos serem lavados, aplica-se a mistura com formol. Os cabelos são alisados com o auxílio da escova e do secador. O secador, além de ajudar a esticar os fios, quebrando as ligações fracas (de hidrogênio), auxilia na penetração do formol para o interior da fibra. Em seguida, os cabelos são pranchados e mantidos nesse formato, extremamente liso, por 72 horas. Nesse período de 72 horas, o formol vai enrijecendo a queratina do próprio cabelo no formato esticado (pranchado). As pontes dissulfeto da cadeia, que antes eram contorcidas e do tipo alfa α, agora serão paralisadas em uma forma diferente, fazendo, forçadamente, ligações cistínicas modificadas, com as cistinas das cadeias adjacentes. Ocorrendo um efeito de “proteção” do enxofre: as pontes de dissulfeto (de enxofre) são protegidas pelo formol, impedindo que se liguem contorcidamente. É como se as pontes de enxofre que farão ligação com outras pontes de enxofre, fossem “encapadas” pelo formol, impedindo que essa ligação se conclua, fazendo com que as ligações fiquem separadas e mais distantes.

O formol também atua criando uma capa nos fios, que encobre os estragos presentes na fibra, impermeabilizando-a. O efeito é o mesmo da calda vermelha da maçã do amor: por fora, tudo fica lindo, liso e cheio de brilho. Mas basta uma pequena mordida ou leve pressão para que a cobertura rígida comece a rachar e quebrar. Os fios podem estar completamente danificados, mas, o formol, criando essa capa de queratina irá mascarar os danos. Outra consequência desse enrijecimento é o excesso de oleosidade na raiz, já que a produção sebácea natural do couro cabeludo não consegue percorrer o fio.

Segundo alguns especialistas, após várias sessões da escova progressiva, os cabelos podem ficar tão rígidos a ponto de se romperem.

10 comentários:

  1. mas se o cabelo ja foi envelopado e ele é estrutura morta mesmo -nao o bulbo é claro - qual poderia ser o problema, a nao ser q esse envelopamento se rompesse... o que poderia romper ou quebrar o envelopamento do fromol?? e se romper, o fio se quebr?? o formol pode matar os bulbos capilaresm??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cabelo eh fibra morta de fato. E, mais cedo ou mais tarde irá se quebrar. A questão aqui eh tentar preserva-los saudáveis e integros o maior tempo possível. Pra que isso ocorra eh necessário que ele tenha água o constantemente. Quando você repõe queratina eh no final das contas pra segurar água no fio. A água eh meio que o sangue do cabelo.

      Excluir
    2. Por isso, preserva-la eh vital. Porém, o formol faz justamente o contrário! Ele retira água e, além de retirar, impede que entre mais água quando tratado com hidratação. Eh complicado... creio ser impossível retirá-lo do mercado cosmético. Porém, eh preciso buscar soluções que minimizem seu efeito tão nocivo.

      Excluir
  2. sabemos perfeitamente da nocividade do formol sobre os cabelos, mas e o ácido glioxilico, a cisteína, a cistina tambem são prejudiciais?

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosa matéria. Você procura as ações do formol no cabelo e é sempre quase o mesmo texto. Esse aqui não, é científico. Parabéns! Ameis mesmo!!! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo artigo, ótimo bem explicado!!! paguei uma professora de química da UFSC para me explicar sobre o formól e as progressivas que tem no salão, a única coisa que posso acrescentar é que o ácido glioxilico, o ácido caboxílico (carboxaldeído) age do mesmo jeito que o formol, e que cisteína, cistina são aminoácidos e não interferem em nada no alisamento. Obrigada pela explicação

    ResponderExcluir
  5. sempre escolhi progressiva com formol pq meu cabelo fica mioto mais bonito eu deispenso a sem formol ,,,, porem agora depois dessa já era formol ,,,já era nun uso mais a esplicaçao foi a melhor que fi ate hoje só nun vê cego ,,, eu amo meus cabelos amooo formol nunca mais....

    ResponderExcluir
  6. sempre escolhi progressiva com formol pq meu cabelo fica mioto mais bonito eu deispenso a sem formol ,,,, porem agora depois dessa já era formol ,,,já era nun uso mais a esplicaçao foi a melhor que fi ate hoje só nun vê cego ,,, eu amo meus cabelos amooo formol nunca mais....

    ResponderExcluir
  7. sempre escolhi progressiva com formol pq meu cabelo fica MUIto mais bonito eu deispenso a sem formol ,,,, porem agora depois dessa já era formol ,,,já era nun uso mais a eXplicaçao foi a melhor que Vi ate hoje só nun vê cego ,,, eu amo meus cabelos amooo formol nunca mais....

    ResponderExcluir