domingo, 15 de novembro de 2009

TEMPERAMENTOS

CONHECENDO OS TEMPERAMENTOS





São quatro os temperamentos humanos descritos por Hipócrates, médico grego, que viveu entre 460 e 377 AC, relacionados com os quatro elementos: fogo, ar, água e terra, respectivamente.




COLÉRICO:

Relacionado ao elemento FOGO: é atribuído às pessoas ousadas, dinâmicas, líderes natos prontos a encarar desafios que, em desequilíbrio, tornam-se agressivas, ditadoras e orgulhosas. É um temperamento de impulso.



SANGUÍNEO:

Relacionado ao elemento AR: é o temperamento dos curiosos, bem humorados, interessados em várias coisas ao mesmo tempo, desprendidos e que, em desequilíbrio, podem ser inseguros, instáveis, volúveis. É um temperamento de ação.



FLEUMÁTICO:

Relacionados ao elemento ÁGUA, são pessoas tranqüilas, lentas, concentradas, sonhadoras, com especial prazer em alimentar-se e que, em desequilíbrio, tendem à inércia física e mental, à obesidade e problemas digestivos. É um temperamento de sensação e sentimento.



MELANCÓLICO:

Relacionado ao elemento TERRA. São pessoas introspectivas, concentradas, que analisam a fundo os fatos e podem tornar-se pessimistas e deprimidas, quando em desequilíbrio. É um temperamento de pensamento.



Em cada pessoa predomina um dos quatro temperamentos, resultado de fatores genéticos e influências culturais, variando conforme sua situação em fase da vida. Todo ser humano possui as quatro tendências. O segredo para o equilíbrio do corpo e da alma é não permitir que uma das tendências se sobreponha excessivamente. Seja qual for o seu temperamento dominante, invista em aprender os outros aspectos para você ser mais saudável e harmônico.


AGUARDEM NOVOS POST'S SOBRE CADA UM DOS TEMPERAMENTOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário