domingo, 22 de novembro de 2009

VISAGISMO E OS QUATRO TEMPERAMENTOS - PARTE III - FLEUMÁTICO

CONHECENDO O TEMPERAMENTO FLEUMÁTICO


TIPO FÍSICO DO FLEUMÁTICO:

 
          Elemento Água

Amplas bochechas. Coxas curtas e maciças. Frente pequena. Lábios carnudos. Nariz arredondado. Nuca grossa. Pernas longas. Tórax estreito. Tríplice queixo. Ventre inchado. O linfático caracteriza-se por um perfil curvilíneo, composto de segmentos circulares. O nariz do linfático apresenta uma concavidade na parte superior, é o chamado nariz arrebitado. Seu perfil revela uma atitude passiva, lenta, pesada, tranqüila e acomodada. Automatiza-se facilmente.


CARACTERÍSTICAS DA PERSONALIDADE


Pessoas desse temperamento são mais calmas, tranqüilas, prudentes e autocontroladas. Gostam de rotina e atuam em conformidade com normas e regras estabelecidas, por isso sentem-se bem quando estão acompanhadas de pessoas mais ativas e dinâmicas. Decidem sem pressão e, freqüentemente com bom senso. São flexíveis, seu caráter e ritmo são constantes e disciplinados. São pacientes, observadores, passivos e tem boa memória.

É calmo, pouco esforçado, lento, paciente, tem gestos medidos, andar vagaroso. Seu julgamento é lento, mas com muito bom senso, quando de trata de grafia positiva. Representa uma força passiva que não deve ser desprezada. Tem uma calma, sangue frio e uma tenacidade, às vezes surpreendente frente à brutalidade dos violentos, ao entusiasmo exagerado dos sangüíneos ou a exaltação dos nervosos. Não se apavoram numa catástrofe. Difícil de ser influenciado. Faltam-lhe entusiasmo e criatividade, é lento nas suas tarefas, mas ao mesmo tempo preciso, pontual, capaz de um rendimento aceitável. É um autômato bem regulado que faz e desfaz sem se cansar, sempre com a mesma regularidade. Faz uma coisa de cada vez, é detalhista. Tem boa memória e uma inteligência lenta e penetrante. É observador, mas tem pouca imaginação. Muito fiel às normas.

Tem sensibilidade acentuada. Imune às paixões. Em grafia negativa, há o predomínio da preguiça, do relaxamento e da irresponsabilidade, por isso, embora seja ele um elemento estabilizador, precisa ser acompanhado de elementos mais ativos. Não tem energia para convencer, tem medo. Teme o perigo, os golpes, as violências, sempre que possível os evita. Não andam muito. Usa tudo que tem para não fazer nada: controle remoto, porta automática, etc. Curte as refeições, um bom cardápio com um bom papo. Tem interesse por muitas coisas.


CARACTERÍSTICAS PROFISSIONAIS


É lento em suas tarefas, mas as faz com precisão e pontualidade. Gosta de associações. Muito observador, rotineiro; é perseverante e só usa a força necessária para realizar as suas tarefas, jamais extrapola os limites. Teme o desconhecido, mas sabe defender-se com tenacidade.

Profissões recomendadas: enfermagem, medicina, odontologia, salvamentos (bombeiro), (educação, principalmente primária), arquitetura, engenharia, laboratórios.

Bom arquivista, guarda, instrumentista, mecânico, dentista, médico, ascensorista e ideal para atividades rotineiras.


COMO MOTIVAR O FLEUMÁTICO


Marcar encontro sempre no restaurante!

Devemos expor com provas tangíveis as vantagens e os benefícios práticos, a comodidade, a segurança social, a economia do esforço, a tranqüilidade etc., que o emprego pode lhe oferecer; em resumo: contar todas as vantagens materiais.


PRÁTICAS QUE FAZEM BEM:

Tai chi chuan, arte marcial em que os movimentos sugerem formas, e fazer esculturas de argila são atividades ideais para o fleumático começar a atenuar a dificuldade de lidar com o lado concreto e os aspectos materiais da vida. Banhos de mar e cachoeira têm um poder restaurador sobre sua energia física e capacidade mental.


A CRIANÇA DE TEMPERAMENTO FLEUMÁTICO


É tranqüila, inteligente, mas lenta em suas reações motoras e intelectuais. Como não consegue se expressar com rapidez, fecha-se numa muda censura. Tem dificuldades para superar os fracassos e por isso perde a motivação e os estímulos.

Seus silêncios são obstinados. É acomodada, gulosa e adora comer, pois comendo acalma sua ansiedade. Como é receptiva pode ser bastante influenciável. Quanto mais indolente mais será levada pelos outros. Tem boa memória. É propensa a transtornos glandulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário