quarta-feira, 25 de novembro de 2009

VISAGISMO E OS QUATRO TEMPERAMENTOS - PARTE IV - MELANCÓLICO

CONHECENDO O TEMPERAMENTO MELANCÓLICO


Existem dois tipos de pessoas com este Temperamento: o Sensitivo e o Intelectual.


O Melancólico Sensitivo é muito impaciente, muitas vezes instável e se descontrola com facilidade. Por outro lado o Melancólico Intelectual tem a força de vontade dominada pelo intelecto; sendo assim, tem maior equilíbrio e autocontrole.


TIPO FÍSICO DO MELANCÓLICO


     Elemento Terra

O rosto do Melancólico revela certa finura de traços e um perfil com sinuosidades abundante. O nariz, na parte superior aparenta uma convexidade acentuada.

Seu perfil denota rapidez em seus movimentos, agudeza de espírito, sensibilidade alerta, inquietação e uma curiosidade ativa, um modo de realizar com tendência a improvisação.

O abdômen é sem resistência, dando a impressão de debilidade. Calvo da fronte para a nuca.

Orelhas grandes e descoladas. Pescoço comprido e fino, possui um crânio bulboso e um queixo pontiagudo. Quase sempre seu rosto é pequeno, nariz estreito, lábios bem finos e voltados para dentro. São propensos a tiques e possuem o tórax estreito.



CARACTERÍSTICAS DA PERSONALIDADE


O indivíduo de Temperamento Melancólico caracteriza-se pelo comportamento irritável, impressionável, receptivo e subjetivo, além de versátil. É curioso e indagador, mas inconstante em suas ações. Como é muito susceptível, se ofende com facilidade, pois se acha muito importante. Vive reprimindo seus sentimentos.Tranca-se em si por medo, e normalmente prefere receber a doar. Podem ser propensos à inveja e ao ciúme. Sua manifestação da sensualidade pode ser reprimida ou recalcada. Possui uma inteligência viva, tem imaginação criativa, espírito complicado, é confuso no plano emocional e sujeito a excessos. É bravo, emotivo, inconstante, caprichoso, desconfiado e tímido.

Exagera nas manifestações afetivas, e sua força e vontade oscila entre altos e baixos, muitas vezes começa e não termina as tarefas. É inquieto, irritável, crítico. Tem dificuldade para perdoar as ofensas, podendo ser vingativo e rancoroso. Não tolera críticas e tem frequente sentimento de inferioridade. Procura impressionar com notícias inesperadas, para chamar a atenção. Rebela-se contra o ambiente e sente-se inadaptado ao mundo. O Melancólico tem tendência à úlcera, pois é pessoa que geralmente guarda ressentimentos e mágoas. É ansioso por natureza.



CARACTERÍSTICAS PROFISSIONAIS



Tem aptidão para tarefas detalhistas, minuciosas ou de improvisação rápida, tem bastante intuição. Gosta de surpreender os que o rodeiam. Maneja com habilidade objetos finos e delicados. Não se adapta a tarefas que exijam automatismo, seja motriz ou mental. Se a tarefa exigir continuidade fazem-na, mas caso venha a se cansar - pois a monotonia o aborrece - necessita movimentar-se constantemente. Tem necessidade da presença dos outros para atuar. Tem o espírito complicado, vai por atalhos e não pelo caminho reto. Trabalha em ritmo desigual, é mais mental do que afetivo, tem reações vivas e rápidas. O tônus vital é fraco, pois descarrega a emotividade sob seus próprios nervos.
O Melancólico sensitivo, como chefe é muito impaciente, muitas vezes instável e se descontrola com facilidade. Quando ele fica com raiva de uma pessoa, perde a perspectiva com relação às qualidades desta pessoa.

Já o Melancólico intelectual tem a força de vontade  dominada pelo intelecto; sendo assim tem maior equilíbrio e autocontrole. Sua escrita é mais firme, com semi-ângulos e não tão desigual quanto a do sensitivo, pois são mais reflexivos e sabem se concentrar.

Sua função psíquica principal é sentir e intuir, raramente perceber. O Melancólico é emotivo de pensamento intuitivo, secundário e introvertido.

Apto para a área financeira, computação, enfermeiro, dentista, advogado, copeiro, historiador, escritor, pintor.



COMO MOTIVAR O MELANCÓLICO


Devemos utilizar argumentos que mostrem novidades.

Dar-lhe dados que podem constituir uma surpresa.

O Melancólico gosta de escolher o insólito, o novo, o inesperado, aquilo que ninguém tem.

Deve-se satisfazer seu afã pela curiosidade.



PRÁTICAS QUE FAZEM BEM


Dança, exercícios aeróbicos e esportes que favoreçam tirar os pés do chão ajudam o melancólico a desenvolver a leveza. A pintura, especialmente usando técnicas suaves, como a aquarela, abranda sua tradicional dureza. Em momentos de falta de vitalidade, andar descalço, pisar na terra e mexer com plantas recarregam as energias.


A CRIANÇA DE TEMPERAMENTO MELANCÓLICO


É instável, muda continuamente de humor e conseqüentemente tem dificuldade para concentrar-se. Tem necessidade de afeto, e é necessário dar-lhe muito carinho para que a sua insegurança seja amenizada e não se torne constante. A criança Melancólica que enfrente a uma angústia não come, perde o apetite.

Vive um pouco fora da realidade, imersa nos seus sonhos e fantasias. É ciumenta e inclinada a rivalidades com os irmãos. Como conseqüência de sua timidez costuma mentir um pouco. Sofre por não poder se destacar como gostaria. Como é muito impressionável fica mais segura e feliz em ambientes que lhe proporcionem essa segurança.

Como é contraditória, às vezes sente-se desconsertada e quando menos se espera começa a chorar. Em geral é boa aluna, principalmente quando os educadores sabem compreender sua sensibilidade. Faltam vontade e constância. É muito curiosa o que a estimula ao conhecimento e descobrimento das coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário